Um dos grandes motes do projeto metta.pt é a criação de um portal de desenvolvimento humano capaz de reunir conteúdos úteis, que possam ser disponibizidados em língua portuguesa.
 
Ao navegar neste sítio poderá encontrar desde já uma série de informações interessantes sobre estas temáticas. Estes conteúdos, quase avulsos, serão reorganizados permanentemente à medida que o seu número vai crescendo. É um processo trabalhoso e demorado, mas que estamos a levar a cabo com muito amor e muito carinho, conscientes das potencialidades que se podem despertar. 
 

Também pode colaborar no nosso portal, escrevendo artigos sobre as suas áreas de interesse e de conhecimento mais específicas, desde que relacionados com o tema do desenvolvimento humano e/ou pessoal.

Para publicar artigos, terá que se registar como utilizador no nosso site. Uma vez registado, terá acesso ao menú de publicação através do qual pode enviar os seus textos, sendo que estes serão publicados logo após aprovação. Se precisar de ajuda, por favor não hesites em contactar-nos.

 

Auto-regulação é um conceito que se refere à utilização racional e eficaz dos nossos pensamentos, emoções e comportamentos, inibindo reações impulsivas e caminhando no sentido da adequação das nossas respostas às situações. Para tal são necessários indicadores de que estamos realmente a agir de acordo com o nosso melhor interesse, isto é, segundo os nossos valores, como o amor, compaixão, aceitação, integridade, felicidade, igualdade, entre outros, em vez de nos basearmos nas nossas respostas emocionais, que muita das vezes apenas transformam a situação em algo que ela não é.

 

 

A biodanza é a conexão com o seu eu mais íntimo através da dança, da música, do canto e do convívio. Promove a completa expressão da nossa natureza, das nossas emoções e sensações, a cumplicidade com o outro e o seu mundo num continuum de unidade com o todo.

 

 

 

 

Nesta área poderá publicar os seus próprios artigos, considerações o divagações sobre desenvolvimento humano, sem qualquer necessidade de contextualização.

Criamos esta área para pooder agrupar os seus contibutos, que valorizamos o mais possível. Submeta um artigo neste blog. Coloque aqui uma marca sua. Partilhe um pouco de si ou do seu conhecimento.

 

.

 

O chi kung é uma arte tradicional chinesa que em muito se assemelha ao tai chi chuan, especialmente porque actualmente esta última deixou de dar ênfase à parte marcial para se dedicar mais à componente de saúde e bem-estar, transformando-se em chi kung. Outra perspectiva é considerar o chi kung como uma preparação para a prática de tai chi chuan.

 

 

 

 

O coaching é uma ferramenta cada vez mais utilizada em todo o mundo, por pessoas que desejam atingir os seus sonhos, concretizar os seus projetos e despertar a melhor versão de si próprios.

Acreditamos que, para além de muitos benefícios, o coaching pode contribuir decisivamente para o aumento da sua auto-estima, levando-o a amar-se mais a si mesmo, via essencial na construção do amor  e da bondade universal.

Conheça nesta área os conceitos e metodologias e encontre um coach para começar a mudar a sua vida hoje mesmo. 

Também poderá encontrar aqui informações sobre formações e eventos para quem quer desenvolver competências nesta área.

 

formação coaching

A compaixão nasce de um sentimento de empatia com o estado emocional e mental do outro e da conexão com o todo, resultado de um caminho de auto-conhecimento alargado de todas as vertentes da psique e do plano físico.
Adoptar o ponto de vista do outro auxilia a olhar para a situação de uma outra perspectiva, apercebermo-nos das condicionantes que o indivíduo carrega, seja por trauma decorrido enquanto criança ou estigma cultural e social, dá-nos uma visão mais plena e justificado do seu comportamento. 

 

 

 

O Eneagrama é um sistema de identificação do tipo psicológico de um indivíduo que se tem revelado de enorme importância para a psicologia. Teve a sua origem ainda antes da era de Cristo, contudo a sua utilização sempre foi criticada pelos que a acusavam de estar demasiado ligado ao espiritualismo e ao misticismo. Este sistema foi descrito como sendo a representação de um modelo matemático que explica todo o funcionamento do universo e a sua influência na formação da personalidade de cada individuo, permitindo reconhecer e antecipar atitudes comportamentos em quadros de situações distintos.

 
 

A excelência pessoal é um caminho que decorre de uma nova visão sobre nós próprios e sobre o mundo ao nosso redor. É um caminho que ao mesmo tempo é um processo e um destino, que pode por sua vez desembocar num outro destino a atingir num nível superior e assim sucessivamente.

 

 

 

 

 

Ser feliz é algo que todos queremos, no entanto, parece que nem todos sabem como alcançá-lo de uma forma fácil ou até de todo. Existem vários caminhos que nos podem conduzir à felicidade, sendo que uns são mais adequados que outros dependendo do tipo de personalidade do indivíduo.

A felicidade é quase sempre o nosso maior objetivo em abstrato, embora poucos de nós saibamos definir com precisão o que ela significa. Alguns autores sugerem que está sobretudo relacionada com a ausência de dor e abundância de prazer. Outros porém, dizem que a felicidade não pode ser um objetivo, mas um modo de caminhar. Descubra o que a felicidade significa para si e qual o seu caminho para a obter!

 

O conceito de gestão do empenho nasce da vontade de melhoria contínua em ambiente pessoal e, principalmente, profissional, sendo para isso necessário o envolvimento quer da equipa de liderança quer dos funcionários. Esta aliança na persecução da missão da empresa tem sido conseguida através de comportamentos auto-regulados e grupos dinâmicos orientados para a performance. Ao contrário das práticas de liderança top-down, a gestão do empenho tem vindo a tomar forma com líderes comprometidos e que ouvem as pessoas, permitindo que ideias de diferentes níveis da organização possam ajudar a catapultar a empresa. 

 
 

A hipnose é uma forma de tratamento que atua no paciente enquanto este está num estado alterado de consciência. São utilizadas técnicas de induzem no indivíduo um estado de relaxamento, onde os processos racionais estão suspensos e apenas existe a consciência plena. Neste estado é mais fácil imprimir sugestões que possam ajudar a superar a condição que se deseja tratar, pois o subconsciente, responsável pelas nossas funções mentais e físicas e fonte do nosso potencial, fica mais acessível quando o consciente se encontra dominado. Hipnose será a forma de ganhar controlo que perdemos e que acabou por degenerar em sintoma ou doença.

 

Este conceito da área da psicologia ganhou estrutura especialmente a partir de finais do séc. XX, fruto das grandes descobertas científicas, sobretudo na área das neurociências, precursoras de novas perspetivas acerca da inteligência humana.

O termo inteligência emocional aparece pela primeira vez em 1985 e vai buscar o seu fundamento à identificação dos tipos de inteligência intra e interpessoal, sendo que, Daniel Goleman, uma das maiores autoridades na área, a define como a "...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos."

 

 

Antes de querermos ser líderes de alguém, deveremos ser líderes de nós mesmos. Só uma pessoa íntegra e determinada estará em condições de apontar ou influenciar quem quer que seja. Esta é a diferença entre conduzir e viver a vida por excelência e ser conduzido, vendo as suas opiniões e pensamentos transformadas por outro.

Liderança pessoal é, portanto, um conjunto de técnicas de motivação comportamentais e mentais e de auto-gestão que orientam a pessoa no sentido de um desempenho superior, de uma forma confiante, eficiente e directa. 

 

 

Myers-Briggs type indicator (MBTI), em português, classificação tipológica de Myers-Briggs, alicerçou-se nas teorias C. G. Yung dos arquétipos. Este psicólogo postulou que o ser humano ao nascer traz consigo traços de personalidade que fazem parte de uma imagética cultural e universal (inconsciente colectivo) que acaba por condicionar o comportamento dos indivíduos de uma forma um tanto padronizada.

Assim sendo, o MBTI revela-se uma ferramenta eficaz para a identificação de traços particulares da nossa personalidade, forças e fraquezas e preferências pessoais em relacionamentos românticos, amizades, paternalidade, caminhos profissionais e hábitos de trabalho.

 
Têm sido sucessivamente publidados vários estudos científicos que comprovam a eficácia da meditação para melhorar quase todos os aspetos da vida humana, o que justifica a sua proliferação à escala global. Acreditamos que se trata de uma verdadeira revolução silenciosa - uma forma de educar a mente a focar-se, a estar atenta, presente, vigilante e realmente consciente - que nos liberta da distração, da falta de atenção e da falta de compromisso, levando-nos a uma vida mais plena, mais descontraida e mais feliz.
 
A metta.pt fomenta ativamente a prática de meditação, através da dinamização de tertúlias, palestras, cursos, práticas e retiros, mas tambéms atravéz da divulgação de conteúdos informativos destidados quer aos que chegam agora a um primeiro contacto com a prática, quer aos que pretendem aprofundar os seus conhecimentos.
 
 
formacao meditacao 

O método Louise Hay baseia-se no poder do pensamento positivo e na faculdade que cada um tem de reprogramar e orientar a sua vida para a prosperidade.

A autora desenvolveu um processo alicerçado em afirmações positivas e na gratidão que é verdadeiramente uma viagem até aos nossos níveis mais internos. Ensina-se o perdão e a aceitação no sentido de um amor superior, incondicional, por si e por todos. Este é um percurso sem fim à vista, pois aprende-se que o que conta é caminhar com suavidade e alegria.

 

 
Nós, seres humanos, somos dotados de um cérebro poderoso do qual não temos um manual de instruções. De certa forma, é isto que a PNL pretende dar: um manual de utilizador para o nosso cérebro e para a mente.
As ferramentas da PNL podem melhorar, por exemplo, a forma como nos relacionamos, como lidamos com as nossas emoções, como comunicamos, como criamos hábitos e estratégias e alteramos comportamentos. Deste modo, podemos melhorar os nossos resultados profissionais, a nossa vida familiar e amorosa ou até a nossa performance num desporto que pratiquemos.
 
 

Reiki é uma técnica japonesa para redução do stress e relaxamento que também promove a cura. É administrado através da imposição de mãos e é baseado na ideia de que somos atravessados por uma força vital invisível que é a razão para estarmos vivos. Se a nossa força vital estiver em baixo, então estaremos mais propensos a doenças e ao stress, se estiver em níveis altos, estaremos mais saudáveis e alegres.

 

 

 
A Sofrologia Caycediana é uma nova disciplina da consciência criada pelo médico neuro-psiquiatra catalão Alfonso Caycedo em 1960.
Consiste em três dimensões possíveis e coexistentes: um estudo da Consciência em harmonia  --  desde o seu início, a Sofrologia assume-se como a Ciência dos estados positivos e saudáveis da Consciência; um método que promove o equilíbrio entre corpo, emoção e pensamento, levando à conquista dos Valores da existência; uma Filosofia de vida ou Arte de Viver.      
Desde 1977 que a Sofrologia  alargou a sua aplicabilidade da área clínica à área social.
Neste nível de aplicação social, a Sofrologia tem um papel profiláctico, pedagógico e de orientação existencial, levando à recuperação,  manutenção e melhoria da qualidade de vida e reforço de atitudes positivas, assim como à auto-descoberta.
O treino sofrológico pode ser orientado em grupos ou individualmente.
Geralmente simplificamos a designação de Sofrologia Caycediana, e referimo-nos ao método como sendo Relaxamento Dinâmico, pois esse nome é dado aos exercícios práticos
 

O tai chi chuan é uma arte marcial chinesa e é extremamente apreciada pela sua vertente de meditação a promoção de saúde física, serenidade e paz mental.

Esta técnica milenar é conhecida por proporcionar ao seu praticante estados de pureza e integração de energia que conduzem à sua purificação e pacificação interior, criando um escudo emocional e ocasionando a sublevação de sentimentos inferiores. 

 

 
 

Yoga é um conceito filosófico com origem na Índia que trabalha corpo e mente, através de asanas (posturas corporais), mudras (posturas de mãos), mantras (vocalização de sílabas ou poemas em sânscrito), pranayama (técnicas de respiração), kriyas (técnicas de purificação), bandhas (canalização de energia) e da meditação. O seu fundamento reside na teoria de que o ruído da mente impede que o nosso verdadeiro eu, aquele que não julga e está em harmonia com o todo, de se revelar. Assim, sendo é necessário algo que interrompa todo o processo mental permitindo alcançar assim um estado de união connosco e com o todo.