1. Início
  2. Blog Desenvolvimento Pessoal
  3. PNL
  4. Em resumo: O que é a PNL?

Em resumo: O que é a PNL?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

20 dicas para gerar emoções positivasA PNL  – Programação Neuro Linguística é uma disciplina fundada nos anos 70 na Universidade de Santa Cruz, Califórnia, tendo começado com a observação e modelagem de terapeutas famosos como Milton Erickson e Virgínia Satir.

A curiosidade dos pioneiros da PNL pode resumir-se nesta pergunta: 

“Qual é a diferença que faz a diferença no comportamento das pessoas que são bem-sucedidas?”

Numa frase, a PNL estuda a nossa mente para descobrir o que a faz funcionar eficazmente. A partir daí, cria modelos e técnicas práticas com uma enorme gama de aplicação.

A Programação NeuroLinguística elabora uma abordagem prática ao estudo da mente na perspetiva da excelência humana. Como nos podemos sentir bem, com acesso a todos os nossos recursos, resolvendo padrões ineficazes do passado e atingindo os nossos objectivos mais importantes.

A PNL estuda a mente humana, recriando o seu manual de instruções.

·         Traz ao consciente processos inconscientes

·         Ativa  recursos

·         É um processo de Enquadramento Positivo

·         Estuda e transforma a estrutura da experiência subjetiva

·         Dá-nos a chave para o manual de utilização da mente

·         Fornece ferramentas para dominar o processo de comunicação

 

A Programação Neurolinguística, foi criada nos anos 70, na Califórnia por John Grinder e Richard Bandler, e começou com a modelagem de génios que tinham grande sucesso em áreas ligadas à terapia, como Fritz Perls, Virgínia Satir e Milton Erickson. 

A PNL é a tecnologia para o desenvolvimento pessoal e promove o êxito no pensamento, na linguagem e no comportamento, facilitando os níveis de comunicação.  Estuda o ser humano e está orientada para descodificar a forma como programamos a nossa mente e utilizamos a linguagem. 

Através da utilização das diversas técnicas e ferramentas que a PNL disponibiliza, podes aprender a viver em estados de alta performance e excelência, passando a ser 100% responsável pelas suas decisões e ações. 

Dos seus princípios destacam-se: 

• Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo;
• O mapa não é o território. As palavras que empregamos não são os acontecimentos ou assuntos que representam; 
• Se o que está a fazer não está a funcionar, faça outra coisa. Se fizer as coisas exatamente como sempre fez, irá continuar a obter os mesmos resultados.

O comprovado êxito da PNL nos processos de desenvolvimento e mudança, torna-a numa ferramenta de grande utilidade prática, sendo usada em grandes empresas, por administradores, diretores desportistas e treinadores conhecidos a nível mundial, assim como em processos de venda, comunicação, marketing, entre outros. 

Tu podes ser o próximo a entrar nesta viagem de conhecimento da PNL. Sabe mais aqui