7 habilidades essenciais, de hoje e do futuro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Líderes empresariais feminino e masculino, assinando contrato Foto gratuita

Hoje, e no futuro, o ser humano precisa de se dotar de algumas qualidades que lhe vão garantir ser bem-sucedido no seu contexto, seja na sua forma de viver, ou no âmbito da vida profissional.

Acreditamos que a vida é um ciclo de mudanças e transformações contínuas, e, por isso, desenvolver certas habilidades tornam-nos mais fortes e bem-sucedidos.

Descobre, então, neste post, as habilidades essenciais, de hoje e do futuro. Acompanha!

 

Porque é importante desenvolver certas habilidades?

 

Inicialmente, Klaus Schwab, fundador do World Economic Forum, trouxe o assunto sobre a 4ª Revolução Industrial, em que a nossa sociedade está a entrar.

E isso traz um contexto que exige que desenvolvamos novas habilidades para sermos bem-sucedidos, nas mais diversas situações que enfrentaremos ou estamos ainda a enfrentar.

Temos notado, de modo geral, um ser humano mais emotivo ou sensível, talvez devido às novas situações por que passámos recentemente, como o evento da Pandemia, por exemplo.

E isso exige-nos mais empatia, além de saber lidar com as habilidades interpessoais para entendermos melhor o outro e a tecer com ele, relações mais saudáveis e produtivas.

No âmbito do trabalho, por exemplo, estamos a ver a união de tecnologias digitais, físicas e biológicas, que têm mudado a maneira como vivemos e trabalhamos.

Todo este contexto exige-nos novas habilidades, ou as mesmas, mas mais aprimoradas.

Enfim, a seguir, mostro-te quais habilidades são muito importantes, atualmente, e para um futuro que já chegou!

Acompanha!

 

1. Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva tem como base ampliar a nossa forma de pensar e agir, abrindo-nos para diferentes alternativas de resolução dos problemas que podem surgir.

Essa habilidade também envolve ampliar os nossos interesses pessoais e profissionais, de modo a sair do status quo, e sempre procurando relacionamentos e desafios que nos trazem mais oportunidades.

Uma pessoa flexível tem a capacidade de ver um problema de outros ângulos e procura sempre fazer associações únicas e abrir-se a novas ideias e oportunidades.

2. Criatividade

Uma outra habilidade essencial do profissional, ou pessoa, de hoje e do futuro, é a criatividade, que vai além da possibilidade de perceber os padrões atuais, mas que consiga oferecer soluções únicas para o meio onde está.

Trata-se de pensar fora da caixa, o que faz com que a pessoa esteja mais apta a adaptar-se às diferentes situações, assim como às mudanças do futuro.

A nossa mudança de estilo de vida e o desenvolvimento das novas tecnologias, por exemplo, fizeram com que a criatividade passasse a ser essencial para o ser humano, assim como para ele aproveitar melhor as diferentes situações.

 

pg

 

3. Inteligência emocional

Outra habilidade essencial para o ser humano, e qualquer profissional, é ter inteligência emocional. Este termo foi popularizado por Daniel Goleman, estudioso norte-americano.

Tal habilidade envolve estabelecer empatia com outras pessoas, saber lidar com os próprios sentimentos e sensações, produzindo os resultados desejados.

Por isso, nós seres humanos, para viver melhor, precisamos de ser capazes de gerir as nossas emoções, moldar as nossas atitudes, pensamentos e ter controlo sobre os nossos impulsos e intensidades.

Quem tem essa habilidade é capaz de gerir melhor equipas, sabe ouvir mais e se relacionar melhor com outras pessoas. Portanto, é uma habilidade essencial para desenvolvermos.

Aproveita e vê aqui como desenvolver a tua inteligência emocional.

4. Resolução da complexidade

A capacidade de lidar e resolver problemas complexos também está entre as habilidades essenciais de hoje e do futuro.

Essa habilidade nasce a partir de um pensamento mais crítico. Então, cada vez mais, é-nos exigida resiliência mental e cognitiva, para lidarmos com situações nunca vistas antes.

Por isso, quem desenvolver a capacidade de resolver problemas complexos, com certeza, vai estar entre os melhores profissionais e pessoas do futuro.

 

5. Habilidades interpessoais

Essas habilidades envolvem saber lidar com pessoas e estarmos confortáveis em diferentes situações, dentro de uma dinâmica grupal, situações que são comuns, atualmente.

Lidar com pessoas é um desafio que enfrentamos em qualquer momento. 

Por isso, saber dominar as nossas habilidades interpessoais ajuda na construção de relacionamentos mais saudáveis, em qualquer ambiente, seja no trabalho ou fora dele.

Sendo assim, atitudes simples, como saber ouvir ou ter momentos de empatia criam uma atmosfera mais agradável e propícia ao acordo e com soluções ótimas para todos.

Escolher a estratégia certa Foto gratuita

6. Agilidade e adaptabilidade

Para passar pelas grandes mudanças que estão a ocorrer e as que estão por vir, o profissional deve ser flexível e saber adaptar-se às diferentes situações.

É importante mantermos a nossa mentalidade voltada para a agilidade e adaptabilidade às diferentes circunstâncias.

Hoje, o mercado de trabalho pede agilidade e adaptação, diante das novas mudanças, novo ritmo de vida, novos valores e transformações tecnológicas.

Então, procurares atualizar-te, adquirir novos conhecimentos e rever filosofias, torna-te melhor e prepara-te, face a muitas outras pessoas que não fazem nada em prol de si mesmas.

 

7. Liderança

Um verdadeiro líder lidera a sua vida em primeiro lugar. É preciso aprender a liderar a si mesmo, antes de outras pessoas. É ser capaz de ter autoconhecimento, segurança pessoal e autoestima, acima de tudo.

Pois assim, o verdadeiro líder vai influenciar outras pessoas ao seu redor. Para Daniel Goleman, estudioso de Harvard, 90% das habilidades necessárias para que um líder tenha sucesso dependem da sua natureza emocional e social.

Um ótimo líder, então, tem empatia pela sua equipa, é carismático e está comprometido em tornar o outro um ser humano melhor, com mais senso de justiça e mais desenvolvido em todas as áreas.

Foca-te em desenvolver a habilidade de liderança, pois essa habilidade está entre as mais importantes para hoje e para o futuro.

 
É preciso aceitar e assumir a responsabilidade daquilo que depende de nós. Somos seres em constante desenvolvimento, e, à medida que procuramos desenvolver-nos, somos mais bem-sucedidos
 

Neste artigo, por fim, forneci-te as habilidades essenciais, de hoje e do futuro.

Gostaste do nosso conteúdo? Esperamos que ele possa ser aplicado ao teu dia a dia, trazendo mais oportunidades de viver bem e alcançar os teus sonhos.

Portanto, é preciso aceitar e assumir a responsabilidade daquilo que depende de nós. Somos seres em constante desenvolvimento, e, à medida que procuramos desenvolver-nos, somos mais bem-sucedidos.

Mantém-te aqui no site e acede a outros posts como este!