Reiki é uma técnica japonesa para redução do stress e relaxamento que também promove a cura. É administrado através da imposição de mãos e é baseado na ideia de que somos atravessados por uma força vital invisível que é a razão para estarmos vivos. Se a nossa força vital estiver em baixo, então estaremos mais propensos a doenças e ao stress, se estiver em níveis altos, estaremos mais saudáveis e alegres.

 

 

 

Estar doente ou ter idade avançada não é obstáculo para a prática da canalização da energia vital. São precisamente estes os indivíduos que podem beneficiar mais desta terapia, pois esta não exige esforço nem grandes alterações no dia-a-dia do praticante.

Os curadores também podem beneficiar da calma trazida por esta prática e com isso beneficiar os seus pacientes.

O vídeo que se segue apresenta o trabalho de um grupo de voluntários junto de doentes, idosos e curadores na Guarda, bem como a aplicação de reiki em ambiente hospitalar no distrito.

Todos os seres se podem ligar à energia vital para revitalização do seu corpo e da sua mente.

O reiki é uma ferramenta óptima para a pacificação da mente e para o autoconhecimento sendo altamente recomendada o contato com ela desde tenra idade.

O vídeo que se segue apresenta a aplicação recente desta terapia como atividade extracurricular numa escola portuguesa.

Mikao Usui, fundador deste sistema de tratamento, recomendou que este fosse utilizado em consonância com ideais éticos conhecidos como os cinco princípios do reiki:

Só por hoje, sou calmo;

Só por hoje, confio;

Só por hoje, sou grato;

Só por hoje trabalho honestamente;

Só por hoje, sou bondoso.

O Reiki não é ensinado através das técnicas normais de aprendizagem, a capacidade de aceder a esta fonte de energia inesgotável é passada ao aluno através de uma iniciação, onde este é “sintonizado” pelo mestre de reiki, o que o torna habilitado a trabalhar a sua energia e, depois do nível II de iniciação, a dos outros.

O tratamento assemelha-se a uma radiação resplendorosa que nos atravessa e nos rodeia. O reiki trata a pessoa como um todo - corpo, emoções, mente e espírito -, criando múltiplos efeitos benéficos que incluem o relaxamento,  a sensação de paz, segurança e bem-estar.