Sensibilidade Parental: em sintonia com os seus filhos!

Na relação pais-criança a vinculação é um laço emocional e afetivo que se estabelece nos primeiros anos de vida e proporciona uma sensação de conforto e segurança quando ela tem de enfrentar novos acontecimentos na sua vida: a ida para a creche, a entrada na escola, na universidade. Estreitamente relacionada com a vinculação está a sensibilidade dos pais, um fator chave nestes momentos de transição.

Pais sensíveis incentivam entusiasticamente a necessidade da criança ou adolescente explorar o seu ambiente e garantem a sua segurança estabelecendo limites. As atitudes dos pais em relação aos seus filhos serão positivas ou negativas dependendo dos seus sentimentos, das recordações da sua própria infância e das suas convicções e valores sobre educação.

Neste início de ano escolar para tantas crianças e adolescentes, os pais podem estar particularmente atentos ao comportamento dos seus filhos e à forma como eles expressam as suas emoções para os ajudar a superar com sucesso mais este desafio na sua vida!