O 1º dia de um novo ano letivo assemelha-se a um recomeço. Novos colegas, professores, esperanças e receios para as crianças e adolescentes, mas também para os pais.

Podemos ajudar neste processo de adaptação considerando os seguintes passos:

  • · Perceber quais são os desafios que a criança vai enfrentar – é a primeira vez que vai para a escola? Vai mudar para uma escola nova? Irá ter novos colegas e professores? – preparando-a para melhor se adaptar.
  • · Fazer da organização e das rotinas uma prioridade – a desorganização e as dificuldades de gestão do tempo são amigos do caos. Ajude a criança ou adolescente a ser proativo/a e a escolher estratégias realistas para se organizar.
  • · Fale com o seu filho/a sobre o que fazer quando as coisas não correm como esperado – na vida real raramente as coisas são perfeitas e facilmente as crianças poderão deixar de investir na aprendizagem. Procure falar com os professores para compreender o que se está a passar, procure ajuda para os TPC ou preparação para os testes.
  • · Ajude o seu filho/a a enfrentar as dificuldades e enfrentar os seus problemas  - refletindo com ele possíveis soluções
  • · Ajude-o/a a gerir os insucessos de uma forma saudável – para evitar que a criança se auto-recrimine e desista de se esforçar, procure validar os seus sentimentos e  falar consigo sobre o que se passa, valorizando a sua sinceridade e ajudando-a a encontrar alternativas.
Por fim, não “bombardeie” todos os dias o seu filho/a com perguntas logo que o vai buscar à escola, reservando momentos para falarem sobre isso. 

. Dar às crianças e adolescentes espaço para tentar, falhar e tentar de novo. Bom ano!