20 dicas para cultivar a meditação

cordel coracao
 
20 dicas práticas de Jon Kabat-Zinn - fundador do sistema MBSR (mindfulness-based stress reduction) - para começar ou aprofundar uma prática pessoal de meditação. São ensinamentos muito fáceis de aplicar, mas verdadeiramente transformadores para si. Indispensáveis em qualquer processo de desenvolvimento pessoal.
 
1 - A meditação real é a forma como vives a tua vida.
 
2 - Para viveres plenamente, terás que viver no momento presente.
 
3 - Para estar presente, ajuda trazer propositadamente a atenção para os teus momentos - de outra forma poderás estar a perder muitos deles.
 
4 - Fazes isto prestando atenção ao momento presente, deliberadamente, sem fazer nenhum julgamento ácerca do que chega até ti, internamente ou externamente.
 
5 - Isto requer uma grande dose de gentileza para contigo próprio, como tu mereces.
 
6 - Tem consciência de que bom ou mau, agradável ou desagradável, o momento presente é o único que tens disponível para viver. Sendo assim, agora é o único momento para aprender, crescer, perceber o que realmente se passa, encontrar algum nível de equilibrio, sentir e exprimir sentimentos como o amor e apreciação e fazer o que temos que fazer para tomarmos conta de nós próprios - em outras palavras, encarar a força interior, a beleza e a sabedoria - mesmo em momentos de dor e de sofrimento.
 
7 - É importante ter um compromisso amoroso e gentil com o momento presente
 
8 - Fazemos isto, pensando aprender a confiar conscientemente no que está a acontecer , internamente e externamente, momento a momento - é mais ser do que fazer.
 
9 - As práticas formal e informar de meditação são formas específicas de aprofundarn e acelarar este processo, por isso é útil dedicar-se à prática formal diariamente - talvez acordando mais cedo 15 ou 20 minutos possa resgatar algum tempo para si mesmo(a)
 
10 - Trás consciência para os teus momentos apenas da melhor maneira possível
 
11 - Não tentamos criar um sentimento ou experiência especial - simplesmente percebemos que este momento já é muito especial - porque estamos vivos e despertos.
 
12 - Isto é difícil, mas vale a pena.
 
13 - Requer muita prática
 
14 - Muita prática
 
15 - Mas tens muitos momentos - e podes tratar cada um como um novo começo.
 
16 - Portanto, há sempre  novos momentos para abrir se faltarmos a alguns.
 
17 - Fazemos tudo isso com uma enorme auto-compaixão.
 
18 - E lembra-te que não é o teu pensamento ou opinião, o que gostas ou não gostas. Os teus pensamentos e preferências são como padrões climáticos na tua mente, dos quais podes estar consciente - como nuvens que se movem pelo céu - não precisas de te prender pelos pensamentos.
 
19 - Criar amizade contigo mesmo(a) é uma aventura para toda a vida e pode ser altamente capacitador.
 
20 - Experimenta por algumas semanas. Crescerá em ti!
 
por Jon Kabat-Zinn.
 
Tradução de Emanuel Almeida