Já deves ter dado por ti a perguntar-te como é que funciona o processo de coaching.

O Life Coaching tem uma metodologia diferente de outros conceitos de desenvolvimento pessoal, nomeadamente porque se baseia em conversas e perguntas.

Grande parte do processo de coaching baseia-se em conversas. Conversas poderosas com o teu coach que vão permitir uma abordagem efectiva da tua vida exigindo de ti objetividade na exploração dos diversos temas. Este treino de foco é essencial para o coaching e para que consigas os resultados que desejas.

Nestas conversas vão surgir claramente quais são os seus objetivos e as dificuldades que normalmente te impedem de os alcançar. Será então mais fácil delinear quais são os pontos chave que requerem maior atenção, planear alterações comportamentais e estabelecer metas e compromissos.

Dependendo dos obstáculos que surgirem, ou da própria fase do processo, poderás ser confrontado com ferramentas específicas que te vão ajudar a tornar mais claros os teus objetivos, os teus recursos e as tuas prioridades. Relaxa, que o teu coach está preparado para te acompanhar e apoiar, mas conta com o desafio que te vai permitir superar as barreiras que te impedem de ser feliz.

Perguntas pertinentes

Uma das ferramentas mais comuns do coaching são as perguntas. Não se trata de perguntas banais, mas antes de perguntas poderosas, que têm como objetivo uma confrontação com a tua própria sistematização do pensamento, com vista a eventuais mudanças de paradigma, ou seja, à procura de formas mais facilitadoras de encarar as situações específicas.

Este tipo de questionamento tem origens na Grécia antiga, pelo que conta já com longa tradição.

No século 5 aC, Sócrates usou o poder do questionamento para descobrir as crenças e os erros lógicos do pensamento dos seus interlocutores. Este tipo de abordagem, designada por questionamento socrático, constitui uma ferramenta extremamente útil e atual em várias áreas que envolvam o pensamento, desde a filosofia, as terapias cognitivas até à gestão e educação.

Recorda que a intenção do teu coach não é transmitir um determinado ponto de vista sobre uma situação, que funcione para ti como comando a que deves obedecer. No coaching sabemos que cada pessoa tem respostas individuais e por isso formas próprias de enfrentar as situações, que se baseiam nos seus sistemas de crenças e de valores. As tuas ideias não estão certas nem erradas: são as tuas ideias – e devem ser integralmente respeitadas. O objetivo das perguntas não é encaminhar-te para uma determinada forma de pensar ou de fazer as coisas, mas antes descobrir lacunas no teu sistema de pensamento (como por exemplo crenças limitadoras) que te estejam a impedir de executar as tuas tarefas da forma mais assertiva. As perguntas vão fazer-te pensar mais objetivamente sobre as situações que enfrenta e as tuas respostas convencionais a tais situações; normalmente revelam-se soluções claras e mais fáceis para os teus problemas. 

 

Libertar a criatividade

Queremos que tenhas perfeita consciência da situação, que te sintas de facto envolvido com ela, que penses e que tenhas consciência plena sobre ela, que te sintas motivado a encontrar soluções e que sejas criativo. Em resumo, as perguntas poderosas pretendem aumentar a consciência, a motivação e a criatividade.

Existem várias metodologias e várias ferramentas que poderão ser utilizadas no processo de coaching com o propósito de aumentar a tua consciência sobre a tua realidade e sobre os teus objetivos. A finalidade é estimular a tua criatividade para encontrar soluções que possas colocar em prática para alcançar os resultados que pretendes.

Quando trabalhares com o teu coach deves esperar muitas perguntas, que vão libertar as respostas que há em ti.

 

Porque não procuras um coach hoje mesmo?

A metta.pt disponibiliza sessões de coaching personalizadas, que podem decorrer no Porto, em Gaia, em Paredes ou por Skype/Hangout.
 
Os nossos serviços de coaching são prestados pessoalmente pelo Emanuel Almeida, CEO da metta.pt, muito orientado para resultados rápidos e duradouros. Os seus processos de coaching são muito orientados a métricas específicas, previamente definidas como indicadores de performance do cliente e dos resultados obtidos. Para mais informações sobre o Emanuel, coach e CEO da metta.pt, por favor clica aqui!
 
Para solicitares um contacto para agendar a tua primeira sessão, ou para obteres esclarecimentos, por favor clica no botão "+ informações"
 
info
telefone_metta.png

seguir redes sociais

Aprender a ser feliz

clica para mais informações

ama-te

Encontrar o propósito de vida

clica para mais informações

inspira-te

Avançar sem arriscar

clica para mais informações

supera-te

testemunhos reais dos nossos clientes

marca a tua primeira sessão de descomplicação

sessão de coaching online

todos os dias entre as 10 e as 20 horas

Zoom, Hangout ou Skype

Sessão de coaching no Porto

todos os dias entre 10 e as 20 horas.

Rua de Sarmento de Beires, 336 loja D

Sessão de Coaching em Gaia

às terças entre as 14 e as 18 horas

Av. da República 1629 4º Esq

Paredes

às segundas entre as 14 as 19 horas

Rua Ernesto Brito, nº 88 r/c dto Sobreira

Conceitos de coaching

Formação especializada em Coaching