O despertar desta ferida da injustiça aparece entre os 4 e os 6 anos, com o progenitor do mesmo sexo. Ele não conseguiu exprimir-se, nem ser ele próprio com este progenitor, reagiu afastando-se da sua sensibilidade, impôs-se a cumprir e a ser perfeito e bloqueou a expressão da sua própria individualidade, deixou de ter direito a ser ele próprio.  

máscara é o rígido, ou seja, é uma pessoa normalmente muito rígida. O maior medo da pessoa rígida é a frieza, e é engraçado pois é um comportamento que têm também tantas vezes. 

As palavras utilizadas: não há problema, precisamente, certamente, exatamente, sempre, nunca, correto, suposto, é preciso, devia, extraordinário, fantástico e utiliza muitos superlativos como super-bom, especialíssimo, belíssimo.

O comportamento e a atitude do rígido também tem as suas características próprias: procura mostrar-se muito vivido e dinâmico mesmo que esteja muito cansado, raramente admite que alguma coisa o incomoda. Se confessa um problema logo diz que não é nada grave, controla-se para ser perfeito e para corresponder às expectativas que têm dele, tem tendência para exagerar factos ou acusações, não tem noção de que pode estar a ser injusto com os outros ou consigo mesmo, não quer sentir, não quer mostrar os seus sentimentos porque não sabe gerir a sua sensibilidade, tem medo de perder o controlo e deixar de ser perfeito aos olhos dos outros, passa por ser frio e insensível, incapaz de estabelecer relações íntimas satisfatórias, pode ser sarcástico, cortante, teimoso e mesmo até intransigente.  

É normalmente muito exigente com o seu corpo, raramente admite estar doente, evita ir a médicos e evita utilizar medicamentos, julga ser apreciado pelo que faz e pela sua aparência, e não descansa até que tudo esteja terminado e absolutamente perfeito. 

Exige muito de si, mas não respeita os seus limites, mas entra em autossabotagem quando acha que as coisas estão a correr bem.  

Tudo tem de ser justo e justificado, até pode mentir para se justificar, mas se for apanhado nunca está sem desculpa. Acredita que os conhecimentos são mais importantes do que os sentimentos e gaba-se dos seus conhecimentos e da sua memória.  

O corpo do rígido também tem algumas características físicas, normalmente é bem proporcionado, perfeito ou quase perfeito, tem uma postura muito direita, ombros quadrados, movimentos secos, aspeto cuidado e sedutor, cintura pequena apertada pela roupa ou pelo cinto, maxilar tenso, nádegas arredondadas, abauladas, um olhar vívido, brilhante e direto, uma voz seca e muito rápida.

Vimos então as 5 feridas emocionais e a forma como elas condicionam o comportamento e as atitudes das pessoas que as têm. É provável que nesta altura já te tenhas identificado ou que já tenhas identificado algumas pessoas em várias destas feridas, com vários destes tipos de comportamento.  

É natural que estas pessoas de facto estejam a ser influenciadas, são estas feridas que estão a motivar este tipo de comportamentos. Muitas vezes as pessoas não têm noção disso.  

Estas feridas emocionais estão com muita frequência na origem de transtornos de personalidade, sintomas depressivos, e basicamente são problemas da construção da personalidade do indivíduo. 

Quanto a mim é urgente educar para estas feridas, para esta realidade e para estas mágoas no sentido das pessoas se poderem libertar delas e para que não sejam associadas a problemas psiquiátricos. De facto, não é um problema psiquiátrico, mas sim um problema emocional, que antes de ser um problema emocional foi um problema de educação social. Portanto, é preciso educar para as feridas emocionais e por isso é que é preciso também termos consciência delas. 

Para saberes mais sobre a ativação das Feridas Emocionais carrega AQUI