O despertar da ferida da traição é entre os 2 e os 4 anos com o progenitor do sexo oposto, e a criança não viu satisfeitas as suas expectativas de atenção, e também pode ter acontecido que perdeu a confiança depois de promessas não cumpridas, ou julgou este progenitor por não ter cumprido as suas responsabilidades.  

máscara da traição, nós também conhecemos muito bem, é o controlador. O maior medo do controlador é a dissociação, a separação e a renegação.

E as palavras utilizadas: sou capaz, confia em mim, não confio nele, eu sabia, eu tinha razão, percebeste, ouve-me, associado, dissociado, abandonado, é verdade e francamente. Vão ser palavras ou expressões que tu vais ver o controlador dizer com alguma frequência.  

Em termos de atitudes e comportamentos, o controlador faz tudo para convencer os outros da sua força, utiliza as suas qualidades de chefe para impor a sua verdade, ele não mostra vulnerabilidade, apenas faz questão de mostrar que é capaz, cumpre para que o considerem responsável, acredita que ser responsável é ser chefe. Mas na verdade ele é irresponsável e vai sempre encontrar um modo de culpar os outros pelas suas falhas sem nunca ser acusado, procura ser especial e importante, persegue honras e títulos. São pessoas normalmente com muitos títulos até académicos. Sente-se facilmente impressionado com a aparência de uma pessoa rica ou famosa e confia nela, como a sua reputação é importante se a sente ameaçada está disposto a responsabilizar qualquer pessoa, fica preocupada com o seu bom nome e não se importa de manchar o nome de outro qualquer. Mente facilmente para sair de um impasse, é engraçado porque não tolera que lhe mintam. Tem grandes expectativas, é muito exigente, quando delega exige que seja tudo à sua maneira e controla tudo.

Dificilmente se revela e se entrega porque tem medo que se aproveitem dele, tem dificuldade em aceitar imprevistos, coisas que não estão previstas, julga-se indispensável, gosta de prever tudo para controlar melhor todas as coisas, recusa, entretanto, falar das suas fraquezas e das suas perdas, é um excelente manipulador e utiliza todos os meios e mais alguns: amuos, chantagem, mentira, sedução, raiva, grito, ameaça, queixa e até violência. Gosta de ter razão e de ter a última palavra, é intolerante, impaciente e chega à raiva com muita facilidade, é uma pessoa rancorosa, e pode pôr termo a uma relação bruscamente e depois recusar contacto durante um longo período, procura mostra-se muito independente para não tocar no seu medo de separação, ou seja, de abandono e critica muito as pessoas que são dependentes.

O físico do controlador também tem muitas marcas, o homem exibe muita força e muito poder sobretudo na parte superior do corpo, ombros largos, a mulher tem a anca mais larga que os ombros, os músculos dominantes em várias partes do corpo. Normalmente têm voz forte, um peito abaulado, algum peso a mais sem ser gordo, tendência para ganhar barriga com a idade, olhos grandes e um olhar intenso, um olhar sedutor e preferência por roupas vistosas.

Para saberes mais sobre a Ferida Emocional da Injustiça carrega AQUI

Coaching -