Este artigo é para te falar sobre um medo. Talvez um dos mais incapacitantes do ser humano, que é o medo do fracasso.

O medo de não conseguir fazer uma determinada coisa. Paradoxalmente, este medo acaba por provocar uma situação em que fracassamos, logo à partida. Muitas vezes, somos impedidos de avançar, por causa deste medo de falhar, este medo de fracassar, e portanto, isto já é um fracasso à nascença. Nem sequer chegamos a tomar uma decisão, vê lá quão fracassado pode ser esse projeto, que acaba por nem sequer nascer, por causa do medo que nós temos de falhar e de ser fracassado.  

Queria dizer-te que eu também tenho esse medo, também tenho esse receio. Aquilo que eu tento fazer é medir um bocadinho as consequências, que são possíveis, e tentar ver isso com a maior clareza possível, preparado para o pior. Embora eu vá fazer pelo melhor, estou preparado para o pior cenário possível. Mas isso sou eu e a forma como eu faço para gerir este medo. Acaba por já não fazer sentido ter medo, se aquilo está ainda, mais ou menos, dentro da minha zona de conforto. Porém, há pessoas que não conseguem este nível de sistematização e, para essas pessoas, é importante que nós percebamos o que é, de facto, o fracasso. É não conseguir alcançar alguma coisa? É não conseguir alcançar um determinado estado, um determinado quadro em que tu consegues ter alguma coisa? Pensamos no fracasso como algo muito definitivo. O problema é que, na Natureza, não há nada de definitivo, tudo é impermanente, então, aquilo que aparentemente pode ser um sucesso, pode conduzir-te a um fracasso e aquilo que pode aparentemente ser um fracasso ou um falhanço, pode abrir-te as portas para uma gigantesca oportunidade.

A vida é um sucessivo processo de problemas e oportunidades que vamos encontrando e, a forma como lidamos com isso, acaba por condicionar um pouco, também, o nosso sucesso. Agora, eu tenho a certeza que, quanto maior for a variedade de experiências, mais fácil será tu conseguires alcançar a experiência que, de facto, faz a diferença e que, de facto, te faz alcançar a tal sensação de sucesso, por que, todos nós, de uma forma ou de outra, ambicionamos. Alguns não reconhecemos, mas todos nós ambicionamos por ter um quadro de vida que seja aquele que gostaríamos de viver, e isso é ter sucesso. 

Este medo de falhar é muito incapacitante e pode ser ultrapassado desta forma: há sempre coisas a ganhar, desde que tu estejas dentro de uma determinada margem (área de risco), em que estejas preparado, de facto, para perder — e isto é bastante mais elástico do que o que podemos, à partida, pensar. Portanto, se está dentro de uma margem que seria confortável, não há por que teres medo de falhar, porque aquilo vai sempre resultar em aprendizagem e vai sempre resultar em experiência. No limite, essa experiência vai-te permitir alcançar o sucesso, numa tentativa posterior.  

Não posso terminar este tema sem falar do tipo mais fracassado e teimoso, que algum dia existiu: o Thomas Edison. Há relatos que dizem que ele tentou, mais de 10,000 vezes, inventar um instrumento que desse luz. Quando tentou dez mil vezes, descobriu que a lâmpada acendeu. Vê lá, segundo ele próprio, descobriu 9,999 maneiras de como aquilo não acendia, então, depois dessas 9,999, ele atingiu um grande sucesso, que hoje faz parte de todas as nossas vidas: inventou a lâmpada. 

Então é isto, é perceber a vida, não como um destino, como algo a alcançar, mas um processo que tu tens de ir construindo. A forma como lidas com os teus fracassos, com as tuas falhas, com os teus problemas - os problemas que surgem no teu caminho -, é que te dá mais bagagem, para conseguires alcançar o que quer que seja. O mais importante, nos processos de desenvolvimento pessoal, não é o objetivo em concreto que alcanças, é a pessoa em quem tu te transformas para o poder alcançar. Nisso, o fracasso ajuda-te muito mais do que uma vitória.

Pensa nisso, antes de teres medo de falhar. Dentro de uma determinada zona de conforto, manda-te de cabeça e, na pior das hipóteses, vais ter muita aprendizagem, vais recolher muita sabedoria, que te vai ser útil para construíres o teu sucesso.