Neste artigo quero falar-te sobre o sucesso. O que é isso do sucesso? Será que existe uma definição universal para isto do sucesso?  

Eu fui à procura e tentei encontrar e percebi que, desde logo, há um único sítio onde o sucesso chega antes do trabalho. esse sítio onde o sucesso aparece antes do trabalho é o dicionário. No dicionário, nós encontramos o sucesso antes do trabalho, mas parece que é o único sítio. O sucesso é sempre alguma coisa que dá bastante trabalho.  

Então, uma das definições possíveis para o sucesso, é que o sucesso é ter resultados positivos. Há uma frase, muito engraçada, que diz que o sucesso significa seres capaz de realizar os teus próprios sonhos, cantar a tua própria canção, dançar a tua própria dança, criar o teu coração e apreciar a jornada, confiando que, não importa o que aconteça, tudo ficará bem, e é possível, então, criar a tua própria aventura. É evidente que eu não poderia deixar esta frase de fora desta apresentação, porque, de facto, me parece uma definição muito interessante do propósito, de Elana Linquist. 

A definição de Anthony Robbins é que: “Sucesso é viver a tua vida de uma forma que te faça sentir uma tonelada de prazeres e muito pouca dor, e por causa do teu estilo de vida poderes fazer com que as pessoas à tua volta possam sentir muito mais prazer do que dor”. É também um contributo interessante, que não poderia deixar de cá estar. E ele diz mais, o Anthony Robbins diz, também, que: “O sucesso é aprender como usar a dor e o prazer, em vez de deixar que eles te usem”. Se fizeres isto, estarás no controlo da tua vida, se não fizeres é a vida que te controla, portanto, também um alerta. Também outro contributo diz que o “sucesso é ir de fracasso em fracasso sem nunca perder o entusiasmo”. E este outro, do Benjamin Disraeli, diz que: “O segredo do sucesso é a constância do propósito.”, ou seja, quando tu tens um propósito bem definido, de uma forma bem consistente e continuas, um dia atrás do outro, o sucesso é inevitável, ele vai acabar por te aparecer.  

O Epicteto, esse grande pai do Estoicismo, diz que: “Sucesso é encontrar aquilo que se tenciona ser e depois fazer o que é necessário para isso”. Também um contributo interessante, primeiro descobrir o que é que tu queres ser e depois fazer o que for preciso para que o possas alcançar.  

Este senhor também diz que: “O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso”. Já o Bob Dylan diz que: “Um homem de sucesso salta da cama de manhã e vai dormir à noite e nesse meio tempo, ele faz o que gosta.”, sem dúvida que também será um contributo interessante. “A diferença entre um homem de sucesso e outro orientado para o fracasso é que um está a aprender a errar, enquanto o outro está à procura de aprender com os seus próprios erros”. Esta aceitação de Confúcio, sempre provocativa, que também gostaria que ficasse. E depois, este verso de Augusto Branco, que diz: “Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante”.  

Eu espero que te tenha deixado aqui algumas dicas, sobre como construíres o teu próprio sucesso. Estamos a evoluir e a partilhar.