Este artigo é para te falar sobre 5 passos para estabeleceres Rapport. 

Antes de mais, deixa-me dizer-te que o Rapport é, basicamente, uma técnica indicada para aumentar o nível de empatia com uma pessoa, para que ela perceba que pode confiar em absoluto em ti. Isto pode ser muito útil, em muitos contextos.  

Por muito que pensemos que somos seres muito racionais, a verdade é que o nosso comportamento é sobretudo influenciado por razões emocionais, e nisso o nosso inconsciente tem um papel preponderante. Ora, inconscientemente, tendemos a confiar mais nas pessoas que querem saber como nós somos e como nós funcionamos e, além disso, que sejam como nós.  

Vou-te ensinar a estabelecer Rapport com qualquer pessoa, para que possas conquistar a sua confiança absoluta.  

Antes de eu começar com a explicação técnica, deixa-me sublinhar algumas coisas que são muito importantes: a técnica de Rapport pode ser utilizada em quaisquer relacionamentos, desde clientes, amigos, familiares e até parceiros.  

Em primeiro lugar, tens de compreender que o nosso maior desejo é ser aceite e o nosso maior medo é não ser aceite. Posto isto, o primeiro pressuposto, para estabeleceres Rapport com outra pessoa, é suspenderes, por momentos, o teu ponto de vista e tentares genuinamente entrar no ponto de vista do outro. Se queres estabelecer uma relação de confiança com outra pessoa, é importante que ela perceba que tu vais compreendê-la e aceitá-la, tal como ela é. Não vai ter nenhuma necessidade de se defender ou de se esconder. Depois, é importante que ela compreenda que tu és semelhante a ela, ouve para compreender, não ouças para responder. Na maioria das vezes, não é importante a tua resposta, mas que a outra pessoa tenha oportunidade de falar e de exprimir a sua opinião e sentir que está a ser entendida. Portanto, pelo menos numa fase inicial, faz isso. Ouve. E ouve desta forma, ouve para compreender genuinamente como é que o outro é e o que é que ele te está a tentar transmitir, não precisas de responder, não precisas de formar nenhuma resposta.  

Há um princípio que é o ERA – Entender, Respeitar e Aceitar. Se não seguires este princípio, o outro vai pensar, consciente ou inconscientemente, que há um perigo de não ser aceite e, por isso, vai adotar uma postura mais defensiva, que vai impedir que ele confie em ti. Faz sentido isto? 

Então, vamos à técnica dos 5 passos para estabeleceres Rapport com qualquer pessoa: 

- O primeiro passo é fazeres perguntas – e com as perguntas vais demonstrar que te preocupas genuinamente com o que o outro pensa ou com o que o outro sente. Ele tem de sentir que tu te preocupas e que estás, realmente, interessado nisso.  

- O segundo passo é utilizares as mesmas palavras, o mesmo tom de voz e até, se calhar, algumas expressões que a outra pessoa utiliza. Também ajuda resumires o que essa pessoa disse ou utilizares uma das suas frases e perguntar-lhe se estás a compreender bem.  

- O terceiro passo é adotares uma postura corporal idêntica à da outra pessoa. Há, inclusive, uma técnica da Programação Neurolinguística, que se chama Espelhamento, que te vai ajudar a fazer isso.  

- O quarto passo é sublinhares que percebes bem o que a pessoa está a dizer e que até pensas da mesma maneira. 

Depois destes quatro passos, o teu interlocutor vai assumir, consciente ou inconscientemente, que és parecido com ele. Vai perceber que tu o aceitas, que se calhar até fazes parte da mesma tribo ou deverias fazer parte da mesma tribo. E, portanto, ele vai poder estar à vontade contigo, sem nenhuma necessidade de esconder nada, nem nenhuma necessidade de se defender.  

No quinto passo há uma espécie de mágica que acontece. O outro confia absolutamente em ti e, nesta fase, podes ajudá-lo a construir uma perspetiva diferente, sem que ele se sinta ameaçado. Deste modo, vai ter a tendência a aceitar melhor o que tens para lhe dizer e, eventualmente, a mudar de ideias, porque construíste uma confiança absoluta nesta pessoa que vai confiar totalmente em ti.  

Se queres aprender a utilizar melhor esta técnica da construção de Rapport, então tens de frequentar um dos meus cursos ou programas.  

Eu vou dar mais ferramentas, para potenciar a compreensão do outro e para potenciar a construção desta confiança, no meu curso de Ferramentas de Coaching para terapeutas e, também, no programa Mettamorfose, que arrancam em breve.  

Escrevi este artigo com a intenção de ajudar-te a criar mais confiança nos teus relacionamentos e vais poder utilizar esta técnica em todas as áreas da tua vida.  

Juntos, vamos mudar muitos mundos.