Neste artigo, vamos experimentar uma ferramenta muito interessante, muito simples, para identificação dos valores fundamentais das pessoas. Então, vou-te convidar a fazer este exercício, porque é muito interessante e muito simples.  

Então, a primeira coisa é perceber que a nossa vida tem várias áreas, e aqui, vamos distinguir a área da espiritualidade, da saúde, dos relacionamentos, das finanças e do trabalho. 

Vamos identificar, então, estas 5 áreas fundamentais da vida do ser humano.  

 estrelaValores

A ideia é que faças, numa folha de papel, no teu caderno, uma estrela com 5 pontas e coloques este título em cada uma das pontas: espiritualidade, saúde, relacionamentos, trabalho e finanças. 

A segunda parte dos exercícios é que vás a esta tabela e que tentes identificar quais são os valores fundamentais, quais são as palavras que representam os teus valores fundamentais, em cada uma destas áreas. 

listaValores

Vou-te ensinar uma técnica, se não tiveres muita certeza. É uma técnica que eu chamo de: 5; 3; 2; 1.  

A técnica do 5; 3; 2; 1, é muito utilizada quando precisamos de ajudar as pessoas a tomarem decisões. Quando temos uma lista de várias coisas e elas não conseguem decidir-se quais delas é que querem escolher. Então, vamos escolher, seguindo esta técnica: 5; 3; 2; 1.  

Inicialmente, vamos à tabela e escolhemos 5 em cada coluna; depois dessas 5, quais são as 3 mais importantes; depois dessas 3 mais importantes, quais são as 2 mais importantes; e depois dessas 2 mais importantes, qual é a que é mesmo, mesmo, relevante. Não te esqueças desta técnica, porque é muito importante e tu vais utilizá-la, muitas vezes, quando precisares de ajudar o teu cliente a escolher entre uma lista de opções. Quais são as opções, qual é a opção mais indicada para tomar uma decisão num determinado momento. 5,3,2,1, ou seja, primeiro, escolhes 5 possibilidades; depois, reduzes para 3 possibilidades, escolhes duas e, depois, escolhes a final. E vai resultar muito bem.  

Eu tenho a certeza de que vais gostar de fazer este exercício. Podes, inclusivamente, guardar na tua carteira, para teres sempre consciência, sempre presente quais são os teus 5 valores fundamentais, para que possas, então, conduzir a tua vida, em função destes teus valores.