Há muitos sistemas de avaliação da personalidade. Há quem use a astrologia ou o Eneagrama, que são ferramentas interessantes, mas o mais utilizado é o MBTI que significa Myers-Briggs Type Indicator.

O MBTI foi criado nos anos 40 por duas psicólogas norte-americanas, mãe e filha por acaso, e tem sido utilizado em muitos contextos, nomeadamente ao nível das empresas, da psicologia, etc. Este permite compreender melhor o comportamento das pessoas com base no funcionamento do seu cérebro e das funções da psique.  

Para o teste ser realizado, será necessário entrar no site:   

https://www.16personalities.com/br

e clicar no botão “faça o teste”. 

 Aqui vais encontrar uma série de perguntas e sete possibilidades de respostas do tipo: Concordo muito, não concordo nada, concordo mais ou menos, etc. A ideia é que tu possas responder da forma mais honesta, mais transparente e mais sincera possível e, no fim, vais receber o resultado (um código de letras) com o nome do teu tipo de personalidade. Depois vai-te também aparecer no painel dos resultados um gráfico das tendências e uma descrição do tipo de personalidade.

O objetivo é que tu faças este teste da forma mais honesta e sincera possível e que depois leias a descrição da tua personalidade para te conheceres um pouco melhor. Podes também tentar identificar quais as 3 coisas com que mais te identificas nesta personalidade e as 3 coisas com que menos te identificas, percebendo o porquê. 

{loadmoduleid 371}