Neste artigo, falaremos sobre forças de caráter. 

Será que tu podes condicionar o caráter que queres ter? 

Será que podes escolher o caráter que podes ter e desenvolver determinadas forças em ti? 

O conceito das forças de caráter foi introduzido na psicologia positiva através, inicialmente, das virtudes. Como vimos anteriormente, a psicologia positiva começou a procurar desenvolver as causas da felicidade, em vez da causa dos problemas, no sentido de fazer uma espécie de compêndio daquilo que seriam as causas da felicidade. Procuraram em textos antigos, nas tradições antigas, Budista, Maia, Egípcia, filosofia greco-romana, portanto, em muitos conceitos ancestrais. Encontraram 6 virtudes e chamaram-lhes as virtudes de caráter. Elas foram identificadas em todo o planeta, no decorrer de mais de 3000 anos de história. Foi um levantamento muito exaustivo, durante 3 anos, feito por uma equipa de psicólogos bastante experientes.   

Foram identificadas 6 virtudes de caráter e, depois, essas virtudes foram desdobradas em 24 forças, a que chamamos forças de caráter.    

As 6 virtudes de caráter são:   

sabedoria e conhecimento, 

coragem, 

humanidade, 

justiça, 

temperança, 

transcendência. 

Já vamos ver melhor o que é que isto significa e, sobretudo, como é que se desdobra depois em forças. As forças são os caminhos para alcançar estas tais virtudes. As forças têm um conjunto de características que é preciso respeitar, quando observamos para ver se de facto é uma força ou não.

Antes de mais:  

a força é um traço; 

a força produz gratificação por ela mesma; 

a força é algo que os pais desejam para os seus filhos; 

a força não diminui os outros em volta; 

as forças são valorizadas em quase todas as culturas do mundo. 

 

Então, como é que podes descobrir quais são as tuas forças? 

Há um conjunto de critérios que importa observar. Primeiro, o senso de autenticidade. Olhares para aquela força e pensares “este sou eu”. Depois, o sentimento de alegria, animação e até mesmo êxtase, quando tu estás a praticar essa determinada força. De seguida, a sensação de uma grande aprendizagem ao exercer a força. Depois, um sentimento de que ficas fortalecido, ao invés de ficares exausto quando tu praticas esta força. Por fim, a ideia de que é muito necessário ou mesmo inevitável usar esta força.  

Se tu verificares estas 5 condições, estes 5 critérios, quando olhas para uma determinada força, provavelmente ela já está instalada dentro de ti. 

Portanto, as forças de caráter advêm das virtudes. Elas são os caminhos para chegar às virtudes e é desta forma que organizamos. Também podemos usar uma tabela periódica das forças de caráter, que veremos mais à frente.  

Posto isto, vamos ver um pouco mais em detalhe quais são as forças de caráter que levam a cada uma das virtudes. 

 

Primeiro, começamos pela virtude da sabedoria e conhecimento onde observamos estes 5 aspetos: a curiosidade, a criatividade, a mente aberta, o amor à aprendizagem e a perspetiva. 

Depois, na virtude da coragem temos a bravura, a persistência, a integridade e a vitalidade. 

Na virtude de caráter da temperança observamos a humildade, a prudência, a autorregulação, o perdão e a misericórdia.  

E, finalmente, na transcendência reconhecemos a apreciação da beleza, a gratidão, a esperança, o humor e a espiritualidade. 

Tabela Periódica 24 Forças de Caráter Invertida Fundo Colorido 1024x725

São, então, 24 forças de caráter aqui representadas, e é importante também que tu descubras quais são as tuas.  

Olha para a lista das 24 forças de caráter e descobre, segundo aqueles critérios, quais são as que tu já tens e identifica, também, quais são aquelas que tu gostarias de ter. Identifica 7 mais importantes para ti e começa a utilizá-las regularmente, no teu dia a dia. Vais ver que elas vão-se tornar parte da tua identidade e este exercício vai tornar-se uma verdadeira transformação para ti. 

Este é o momento definidor, momento de tomares a decisão sobre o caráter que queres ter e escolher as forças de caráter que vais praticar, a partir de agora, no teu dia a dia. 

Estamos juntos! 

Estamos a mudar o mundo, uma pessoa de cada vez e começamos pelo teu mundo. Começamos por desenvolver em ti as forças de caráter.