serenidadeHoje vamos falar um bocadinho sobre a paz. E sobre a guerra.

A guerra acontece por várias razões. Ou a ausência de paz acontece por várias razões.

Buda dizia que eram 3 as razoes que nos levavam a não estar em paz:

- A raiva;

- A ganância;

- A ignorância. 

Então, mas há outra razão pela qual temos conflitos. Porque a verdade é que a guerra não é uma coisa longínqua.

Todos nós temos as nossas guerrinhas de estimação. A má noticia é que vai piorar. Na realidade é que, se repararmos, a vida é uma experiência cada vez mais personalizada: Cada um de nós tem a possibilidade e a oportunidade de escolher o que tomou ao pequeno-almoço. Teve a oportunidade de escolher aquilo que vestiu hoje. Teve a oportunidade de decidir o que é que ia fazer hoje. Teve a possibilidade de decidir o que é que almoçou hoje. Também tivemos a possibilidade de decidir qual é o telemóvel que temos no bolso, qual é a carteira que usamos. É tudo feito por medida, é tudo personalizado.

Então, como nós achamos sempre que somos o centro do universo, tentamos impor ao outro o nosso ponto de vista e as nossas próprias escolhas, porque o nosso ponto de vista é o que está mais certo, é o que está mais correto. E então o outro deve obedecer a este ponto de vista, deve seguir este ponto de vista, porque é o que faz sentido.(?) O problema é que o outro também tem o seu próprio ponto de vista e o direito às suas próprias escolhas. 

A forma mais autêntica de terminar com estas guerrilhas é aceitarmos os outros como eles são. Mas a realidade é que nos não fazemos isso, porque não nos aceitamos a nós próprios como nós somos. Nós não somos capazes de acolher o nosso lado sombra. Passamos mais tempo a ver os nossos defeitos, a lamentar as nossas faltas, do que a valorizar as nossas qualidades. E por isso é que também fazemos isso em relação aos outros. Estamos constantemente a apontar o dedo às faltas e esquecemo-nos constantemente de sublinhar as qualidades que todos nós temos. Acolher esta totalidade é a via para a paz. Para a verdadeira paz interior e individual. A via para a paz colectiva.

Pesquisar

telefone_metta.png

Agenda

Não há eventos programados

seguir redes sociais

Explora mais assuntos no nosso blog de desenvolvimento pessoal