Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Neste artigo, vamos falar especificamente sobre uma ferramenta muito interessante, que foi criada para aquelas situações em que temos de apresentar alguma observação ou alguma crítica, ainda que seja construtiva, a alguma pessoa, e receamos o seu comportamento ou reação. Essa ferramenta chama-se Sandwich Feedback.  

Vivemos, hoje em dia, num mundo muito moderno em que somos todos muito sofisticados e esquecemo-nos, muitas vezes, do nosso instinto animal que nos aproxima muito mais de primatas do que de robôs, ou seja, reagimos involuntária e emocionalmente. O que acontece muitas vezes é que quando queres chamar a atenção de alguém, para alguma coisa que ela precise de mudar, a pessoa vai sentir-se ofendida. Vai sentir-se ofendida e até, se calhar, ameaçada e vai reagir impulsivamente, com alguma frustração. De imediato, vai rejeitar a mensagem que lhe estás a tentar transmitir - provavelmente até pode originar alguma situação de agressividade. Na origem disto está o facto de todos nós termos necessidade de nos sentirmos aceites pelos outros, integralmente aceites pelos outros. Quando estamos a receber uma crítica ou a receber um reparo, de alguma coisa que deveríamos corrigir, pensamos que, em vez de uma responsabilidade, temos alguma culpa e que isso pode ser uma ameaça à nossa aceitação. O mecanismo é muito fácil e muito simples de entender: há a chamada de atenção, que é vista como crítica; inconscientemente compreendemos isto como uma indicação de culpa, com a possibilidade de não aceitação; e interpretamos, inconscientemente, como um ataque pessoal, como um sinal de perigo. O que acontece é que, muitas vezes, isto acaba por originar uma reação violenta ou que, pelo menos, não te permite entregar o essencial da mensagem, que é aquilo que de facto é preciso de ser corrigido, aquele comportamento ou aquela atitude que a pessoa precisa de corrigir.  

Para te ajudar a resolver este problema, criou-se então a Sandwich Feedback. É uma ferramenta da comunicação, muito interessante, para te ajudar a passar esta mensagem menos positiva, ou seja, esta situação que tu queres que a outra pessoa corrija ou o comportamento que a pessoa altere, mas, por outro lado, sem que ela sinta como um ataque pessoal, sem despertar o seu instinto natural de defesa.  

 

Sabemos que há uma coisa a que reagimos sempre bem, o que nós todos gostamos de receber em todos os momentos da nossa vida: um elogio. Muitas vezes até, nem sabemos muito bem reagir aos elogios, mas a verdade é que todos gostamos de receber elogios, naturalmente. Quando recebemos um elogio, quando estamos perante uma pessoa que nos elogia, ficamos imediatamente disponíveis para ouvir o que ela tem para nos dizer, porque ficamos à espera, naturalmente, que venha um novo elogio. Esse é o momento certo para entregares essa tua mensagem.  

Basicamente, a sandwich funciona desta forma: abrimos primeiro a atenção da pessoa através de um elogio, ou seja, um sinal inconsciente de que a pessoa está a ser apreciada e é aceite, portanto não corre nenhum risco de ser abandonada, de ficar sozinha ou de não ser aceite; neste momento, introduzes a necessidade de melhoria, ou seja, a tal crítica que tu queres fazer, de uma forma construtiva, numa linguagem pausada, num tom de voz natural para que pareça, de facto, uma informação natural. A pessoa neste estádio vai estar absolutamente recetiva. Tu até podes, se calhar, explorar com esta pessoa a forma como a podes ajudar a melhorar esse comportamento, dizer-lhe que é um comportamento que é indesejável, mas que pode ter uma solução. Dar-lhe alguma esperança e depois, finalmente, reafirmar essa aceitação, que pode ser com um novo elogio ou com algum complemento. Do género, uma certeza de que vão trabalhar em conjunto para resolver o problema que estava transmitido anteriormente. Por exemplo, a afirmação de que vão trabalhar em conjunto para resolver o problema que te levou a esta conversa, a tal crítica que querias fazer ao tal comportamento que a pessoa tem, e que gostarias que fosse alterado.  

E, desta forma, vamos ter sempre um final feliz, mesmo quando tens de entregar os elogios mais difíceis às pessoas mais complicadas.  

Esta é, então, a Sandwich feedback, um perfil de comunicação muito útil para entregar más notícias, para fazer alguma crítica ou para fazer alguma observação à necessidade de alteração de comportamento de alguma pessoa, sem despertar o instinto de defesa, que é natural.  

Espero que tenhas gostado e que te possa ser útil.