1. Início
  2. Blog Desenvolvimento Pessoal
  3. Emoções
  4. A linha do tempo emocional

A linha do tempo emocional

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Será que as emoções têm capacidade de viajar no tempo? 

Será que elas podem passar do teu passado para o teu futuro? 

É esta ideia que vamos explorar, neste artigo. 

Desde sempre que o ser humano teve dificuldade em lidar com os conceitos de Espaço e Tempo. Se reparares, a tua mente e a tua atenção praticamente nunca, quase nunca, estão atentas ou presentes no momento e no espaço em que estás. A nossa mente vagueia muito entre o passado e o futuro, e é normal que nós tenhamos dificuldade de lidar com este tempo emocional.  

Emoções: passado, presente e futuro

A razão pela qual eu te estou a introduzir este tema é porque podes estar, neste momento, com receio de determinadas emoções do passado, ou da repetição de determinadas emoções do passado, e podes estar, também, com receio de não voltar a sentir as emoções positivas que sentiste no passado. É normal que assim seja porque, de facto, em cada momento, no presente, temos medo de, no futuro, voltarmos a sentir as dores que sentimos no passado - acabamos por nos condicionar bastante por isso -, e curiosamente também achamos sempre que já não vamos voltar a sentir os prazeres que sentimos no passado. Isto condiciona tanto as nossas expectativas, como os nossos objetivos e também a forma como afeta as nossas memórias. 

Deixar o passado... no passado

Então, na parte dos exercícios, vais encontrar um que te permitirá explorar um pouco o quão presente está o teu passado. No sentido de tentar libertar-te um pouco dessas memórias e experiências menos positivas do passado, para que sejas capaz, então, de construir e acreditar na construção de um futuro, de uma forma mais plena, mais aberta, sem receio de voltares a sentir essas dores que estão lá, no passado. 

Estamos juntos. Estamos a mudar o mundo, a uma pessoa de cada vez e, de certeza, que vais poder enterrar coisas do teu passado, para conseguires construir um novo futuro.