1. Início
  2. Blog Desenvolvimento Pessoal
  3. Desenvolvimento pessoal
  4. Meditação
  5. Conceitos de meditação
  6. Lidar com sentimentos negativos

Lidar com sentimentos negativos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Lidar com sentimentos negativosA prática meditativa não é como uma droga que nos conduz imediatamente a um estado de bem estar. Por vezes, durante a prática, podemos não nos sentir propriamente calmos e pacíficos e temos que lidar com estados dolorosos profundos que surgem do nosso inconsciente e que nos demonstram sentimentos de dor, desconforto, raiva, preocupações, desejos reprimidos, etc.. Isso é normal e até podemos dizer que benéfico. 

Durante o processo meditativo vamos acedendo a camadas submersas do nosso inconsciente onde estes sentimentos estão guardados. Este acesso é benéfico porque permite que estas emoções reprimidas se libertem e se manifestem, oferecendo-nos a oportunidade para serem observadas, aceites e compreendidas. Elas trazem informações sobre quem somos, sobre o que tememos, sobre o que nos preocupa e sobre o que na realidade desejamos. Ao aceitar o que emerge, sem julgamentos, sem rejeição e sem apego, criamos condições para observar pacientemente e compreender estas manifestações e a sua razão de ser e de existir. 
 
Este acolhimento amigável das sensações desagradáveis é a via para que elas se libertem e desapareçam, para que finalmente deixem de nos condicionar e incomodar. Além disso, este processo é uma enorme oportunidade de aprendizagem sobre nós próprios, sobre a forma como funcionamos e sobre o que que condiciona os nossos pensamentos, ações e comportamentos.