O coaching tem um grande número de raízes teóricas e influências de várias áreas. Cada coach tem também influências e preferências específicas e adaptará o processo de coaching em função das tuas crenças, dos teus valores, dos teus conhecimentos, e das correntes de pensamento de que te aproximas.
Existe no entanto um conjunto de valores filosóficos que são comuns a várias das escolas de desenvolvimento pessoal, e em concreto às várias orientações do coaching.
1 - Estratégias viáveis, concretas
Qualquer que seja o estado da tua realidade num determinado momento, há sempre um conjunto de soluções que passa pelos recursos que já tens mas que precisam de um melhor aproveitamento. O Coaching acredita que é possivel ajudar-te a encontrar estratégias concretas e viáveis para poupar e rentabilizar tempo e dinheiro sem necessidade de reinventar a roda.
2 - Alguém para inspirar, motivar e manter-te responsável.
Acreditamos que ter alguém para te inspirar, motivar e manter-te responsável, ajuda-te a economizar muito mais tempo e dinheiro do que o que investes num processo de coaching.
3 - O ser humano tem todos os recursos necessários para ter sucesso.
Acreditamos que cada ser humano é uma pessoa inteira e tem todos os recursos que precisa para ter sucesso. Encontrar estratégias sólidas para rentabilizar esses recursos vai fazer uma enorme diferença para alcançar o sucesso em todos os aspectos da vida.
4 - Sê flexível até que encontres uma solução.
Se o que estása fazer não está a funcionar, é importante tentares algo mais. Existe sempre uma solução. O Life Coaching vai ajudar-te a ser flexível o suficiente para encontrás-la.
5 - Modelo de desempenho bem-sucedido.
Se uma pessoa pode fazer alguma coisa, qualquer um pode aprender. O Life Coaching irá ajudar-te a modelar o desempenho bem-sucedido, a fim de alcançares a excelência.
6 - Estejas no comando dos teus próprios resultados.
É sabido que a vida que temos depende em larga medida do que pensamos, e acreditamos que todos estamos no controlo da nossa mente e portanto podemos condicionar os resultados. Quaisquer que sejam as circunstâncias da nossa vida – que muitas vezes não dependem de nós - estamos sempre sob o nosso próprio controlo e portanto somos a variável que podemos sempre mudar. Mudar os resultados da nossa vida começa quase sempre por mudar a nossa ação, o nosso comportamento e/ou o nosso pensamento.