1. Início
  2. Blog Desenvolvimento Pessoal
  3. Coaching
  4. Afinal o que é o coaching e como podes utilizá-lo para descomplicar?

Afinal o que é o coaching e como podes utilizá-lo para descomplicar?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

8 passos para definir objetivosAfinal o que é o coaching e como podes utilizá-lo para descomplicar a tua vida e alcançares o que queres?

Há muitos anos que o coaching me encontrou. Sim. É verdade. Eu acho que foi o coaching que me encontrou. Bateu à minha porta até muitas vezes. Tive sorte porque ele foi mais teimoso do que eu.

Vou contar-te muito rapidamente como foi.

Eu sou empreendedor desde que me conheço e o facto é que os meus primeiros empreendimentos não correram muito bem. Conheci muitas pessoas erradas que me ajudaram a ter desfechos negativos, mas a verdade é que eu não tive sorte.

Quando eu estava no pior momento da minha vida, a filha de um antigo colaborador, que já era coach, contou-me que o Tony Robbins dizia que “a sorte é o encontro da preparação com a oportunidade”. 

 

Nessa altura não lhe prestei muita atenção, mas a frase voltou à minha mente e foi ela que me fez descobrir o primeiro dos dois poderes mágicos de que te vou falar amanhã.

Comecei a estudar sobre o Tony Robbins e outros autores que falavam sobre coaching. Fiz literalmente milhares de pesquisas e até aprendi inglês para compreender o que os melhores do mundo diziam sobre o assunto. Na altura a internet em Portugal não estava muito desenvolvida e a maioria dos artigos e livros especializados estava em inglês.

 

O tema estava a apaixonar-me. Comprei, li e estudei dezenas de livros. Depois vieram os cursos, os workshops e as formações. Ainda estava longe de perceber que eu próprio me iria tornar autor e coach, com resultados impressionantes na vida de tantas pessoas.

O melhor é que comecei a colocar em prática estes conhecimentos e ferramentas. E as coisas começaram a mudar. Depois das formações virão as (trans)formações.

 

Apenas e somente porque comecei a utilizar o método de 4 passos de que te vou falar agora. Eles são a essência do coaching. Se compreenderes a maneira certa de conduzir estes 4 passos, podes aprender como qualquer pessoa pode alcançar qualquer objetivo.

Então os passos são:

  1. Definir metas e objetivos;
  2. Avaliar a realidade;
  3. Compreender que possibilidades existem e quais são os impedimentos;
  4. Fazer coisas, em pequenos passos, todos os dias.

Podes achar que é óbvio. Mas não é.

Vamos então explorar cada um destes pontos e vou partilhar contigo algumas das descobertas que fui fazendo.

  1. Sobre a definição de objectivos
  • É incrível que quando me perguntaram quais eram os meus objectivos eu os coloquei pela negativa. Eu não sabia exatamente o que eu queria alcançar, eu só sabia o que queria evitar. Credo! Como era possível eu conseguir o que quer que seja, se eu não sabia o que queria conseguir nem quando queria conseguir? Não era uma questão de recursos. Nós temos sempre recursos. Era uma questão de saber ou não saber sequer como os podemos rentabilizar e orientar.
  • Dicas:
    • Temos que ser muito específicos e direcionar a nossa mente para aquilo que realmente queremos alcançar. 
    • Precisamos encontrar uma forma de tornar os objetivos concretos e mensuráveis. 
    • Temos que compreender porque os objetivos são realmente relevantes para nós – só assim poderemos contar com o nosso empenho a 100%. 
    • Todos os objetivos são alcançáveis… em períodos de tempo realistas e com um determinado esforço.
  1. Sobre a definição da realidade
  • Eu estava mal. Era um facto. A vida não estava a correr como eu queria e não me sentia nada confortável.Como a maioria das pessoas, eu estava pronto para me agarrar a qualquer coisa que aparecesse que me parecesse melhor do que aquilo que eu vivia, mas nunca tinha parado para compreender a realidade sobre aquela situação. Eu tinha muitos problemas, mas não conseguia encontrar oportunidades. Nem estava preparado sequer para as perceber. Por isso não tinha “sorte”.
  • Dicas:
    • Temos que compreender que os problemas escondem, muitas vezes, diversas e extraordinárias oportunidades. Encontrá-las é a arte dos mestres da vida.
  1. Opções e impedimentos
  • Quando se está desesperado em encontrar uma saída para uma situação desconfortável, nós não estamos disponíveis para encontrar as melhores opções. Nós agarramo-nos à primeira coisa que nos aparece, sem fazer nenhuma avaliação dos potenciais perigos que isso represente. Por isso caímos tantas vezes em “armadilhas” da vida. E, por isso, muitas vidas andam simplesmente em ziguezague sem sair da cepa torta. A tal “falta de sorte”.
  • Dicas:
    • Na listagem das opções poderemos contar com muito mais do que aquilo que temos. Podemos contar com tudo aquilo que podemos conseguir.
    • Os obstáculos não são todos para vencer e destruir. O truque é contorná-los.
  1. Fazer coisas.
  • É evidente que temos que fazer coisas. Temos que tomar decisões e agir. Mas aqui, mais uma vez, é mais importante a direção do que a velocidade. Não é preciso fazer “grandes” coisas. Só é preciso fazer as coisas certas. São as pequenas que fazem a diferença. Repetidas muitas vezes.
  • Dicas:
    • Tudo depende da ação. Não adianta ficar parado eternamente à espera que as coisas mudem. Temos que agir já. Não adianta ficar à espera de melhores dias ou de grandes transformações. Precisamos construir as transformações. Com foco. Compromisso. Um pequeno passo. Outro pequeno passo. E assim sucessivamente. Sempre.

Na prática, o coaching são apenas estes 4 passos, mas conduzidos da maneira certa. Eles podem levar-te a conseguir qualquer coisa na vida. Agora que já conheces os 4 passos que transformam vidas e que realmente tornam qualquer coisa possível, incluindo o bem-estar, o sucesso e a felicidade, só depende de ti colocá-los em prática ou não.

 

Depende de ti e do teu desejo de aprender a conseguir.

 

Claro que o teu desejo por te manteres no pseudo conforto em que te encontras pode ser maior do que o desejo de alcançares o teu bem-estar, a tua felicidade, o teu sucesso, o sentido da tua vida e as tuas liberdades. Nesse caso tens um problema.

 

Se realmente queres ser feliz, podes pegar nestas dicas e montar o teu plano ainda hoje, com base nos 4 passos. Não é simples. Mas é fácil.

 

Se preferires fazer isso da forma mais simples e mais fácil, podes seguir o meu curso de Práticas de Coaching que vai guiar-te com conhecimentos e exercícios práticos para alcançares o que queres, incluindo perceber o que realmente queres.