1. Início
  2. Blog Desenvolvimento Pessoal
  3. Blog Life Coaching
  4. O que realmente me move?

O que realmente me move?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O que realmente me move 

O que realmente nos move é a satisfação das nossas necessidades individuais que resultam da biologia e da nossa personalidade (que também tem influências biológicas) e a preservação dos nossos valores.

Desde logo, move-nos a satisfação das necessidades fisiológicas, tais como a alimentação, a proteção, a homeostase e a reprodução.

Do posto de vista da psique, há mecanismos profundos, que têm a ver com as funções do nosso sistema psíquico e com o desenvolvimento diferenciado dos sistemas neuronais do nosso cérebro.

Todos vimos equipados com 4 funções básicas: a mental, a intuitiva, a sensitiva e a emocional. A forma como estas funções evoluem e o modo como se conjugam é muito pessoal e particular em cada indivíduo, e determina a nossa personalidade. Cada tipo psicológico tem associadas necessidades específicas e a sua satisfação é bastante valorizada por nós. Por exemplo, as pessoas mais intuitivas valorizam o reconhecimento pessoal e a compreensão do mundo físico ou extrafísico, as que são mentais apreciam a segurança, estabilidade e a solução de grandes dilemas, as mais sensitivas estimam a aventura e a variedade e as pessoas emocionais valorizam mais as ligações aos outros e o afeto.
Quando sentimos as necessidades psicológicas suprimidas, ganha alento uma nova dimensão de motivação que é a necessidade de vivermos alinhados com os nossos valores e de contribuirmos para a sua preservação e disseminação.

Os valores são conjuntos de atitudes individuais ou sociais que adquirimos com a cultura, com a socialização primária (na família) e com a socialização secundária (com o resto da sociedade) e que se acreditamos serem importantes para nós, que regulamentam as nossas atividades e tentamos muitas vezes impor aos outros, ainda que inconscientemente.

A palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia. Podemos afirmar que os valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas. Esses valores morais podem também ser considerados valores sociais e éticos, e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência social.

Numa outra dimensão, pode mover-nos uma visão de um futuro em que as nossas necessidades sejam idealmente suprimidas e totalmente satisfeitas e os nossos desejos sejam amplamente alcançados. A essa visão futurista chamamos de sonhos.

Neste sentido, o que nos move realmente é a supressão das necessidades fisiológicas, biológicas, psicológicas, sociais e espirituais.

No fundo, movemo-nos por dor ou por prazer, de modo a evitar a dor e encontrar o prazer.