Este artigo surge para te falar sobre algo que é muito importante, para tu lidares com processos de mudança.

Considera isto um aviso, mas, ainda assim, um aviso positivo para que estejas preparado para o que vai acontecer e para que não cries nenhuma ilusão. É que, em qualquer processo de mudança que possas encetar, alguma coisa vai piorar, antes de melhorar. Por exemplo: quando tu queres começar a praticar desporto, se calhar, vais passar pelas dores dos primeiros treinos; quando queres delegar competências ou delegar responsabilidades noutra pessoa, vais ter de ultrapassar uma fase em que a outra pessoa não faz as coisas como gostarias que ela fizesse; quando queres entrar num novo relacionamento, há sempre uma fase em que te desencantas ou te desapaixonas, de alguma forma, antes de conseguires criar uma verdadeira intimidade. Há sempre algumas desilusões. Portanto, parece haver sempre estes mecanismos, parece que há sempre uma pequena rampa a subir, e depois começamos numa descida, em que as mudanças começam a ocorrer, de uma forma natural.  

Considera isto um aviso. Antes de melhorar, vai piorar e isto não é uma coisa má, faz parte do teu caminho. Podes até entender como o universo a colocar-te à prova, mas vai firme, mantém-te firme nos teus ideais e nos teus objetivos. Implementa as mudanças que são necessárias, para que possas alcançá-los. Fazer as coisas sempre da mesma maneira e esperar resultados diferentes é absolutamente idiota. Segundo Einstein, é até a definição da insanidade.  

Então vá! Avança com força e com determinação, faz pelo melhor, mas fica à espera do pior. Prepara-te para algumas dificuldades iniciais acrescidas que, muitas vezes, até nem estão calculadas, mas não desistas, vai fundo e vai firme, porque tu vais conseguir alcançar qualquer coisa que realmente desejes.